Lídice defende medidas para garantir empregos na indústria calçadista baiana
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou nesta quarta-feira (05) o anúncio do fechamento de 12 unidades da Vulcabras/Azaleia, com a demissão de 4 mil pessoas em seis municípios baianos, o que representa 12% das vagas na indústria de calçados em todo o Estado.
A senadora citou dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontam que em Firmino Alves, na microrregião de Itabuna, cerca de 80% da mão de obra formal ficará desempregada. Em Itororó, na mesma região, o impacto será da ordem de 60%.
Lídice da Mata ressaltou que o fechamento das fábricas se deve ao prejuízo provocado pela concorrência dos calçados da Ásia, importados a preços muito baixos, situação que levou o sindicato da indústria calçadista na Bahia a defender sobretaxas para os produtos asiáticos.
Audiência pública - A senadora deu entrada em um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de uma audiência pública com a presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e representantes do setor de calçados e dos trabalhadores.
Lídice quer discutir, principalmente, o impacto da concorrência asiática na economia da Bahia, uma vez que, segundo ela, quando a indústria ou segmentos da economia do Sul e Sudeste são abalados, de pronto há várias manifestações no Congresso Nacional. “Não é possível que uma crise dessa se abata sobre um Estado nordestino e não haja uma providência para que possamos barrar a situação”, afirmou a parlamentar ao defender também a adoção de medidas compensatórias ou mesmo de uma política de proteção da indústria nacional.